Pantera Negra: uma das 20 maiores bilheterias de todos os tempos

O sucesso de Pantera Negra é inquestionável! Além de toda a importância social, o filme também vem quebrando recordes de bilheteria desde a sua estreia nos cinemas. Até agora, o novo filme da Marvel Studios conquistou cerca de US$ 1,1 bilhão em bilheteria mundial, se consolidando como uma das 20 maiores bilheterias de todos os tempos. Uau! E quer saber? Totalmente merecido!

Pantera Negra

pantera negra - salva casal - 1

Com a direção de Ryan Coogler, Pantera Negra é uma grata surpresa! Não só para os fãs da Marvel, mas também para todos os entusiastas dos filmes do gênero. Muito se discute sobre a “fórmula Marvel” e como os filmes de super-heróis tem seguido tal modelo, não abrindo espaço para novas experiências cinematográficas. Com o sucesso de Logan e Deadpool, a Casa das Ideias percebeu que pode alinhar arrecadação/bilheteria com novos formatos e discussões.

Em Pantera Negra, temos um filme altamente político. As piadas dão lugar a momentos dramáticos e diálogos profundos sobre questões sérias do mundo contemporâneo. Na trama principal, o ator Chadwick Boseman da vida ao Rei T’Challa que também atua como Pantera Negra “quando preciso”. O personagem já havia sido apresentado em Capitão América: Guerra Civil de forma superficial. Porém deixando todos os caminhos abertos para seu filme que viria em seguida. Não é um filme sobre origem do herói, mas sim sobre a origem do Rei. Com todas suas dúvidas e questionamentos envolvendo Wakanda, o país fictício, o qual governa.

Wakanda

A nação do Pantera Negra fica localizada na África e tem a tecnologia mais avançada do mundo. Todavia tem como tradição o fechamento de suas fronteiras, impedindo a entrada de qualquer estrangeiro. Ou seja, para o resto do mundo Wakanda não passa de mais um país esquecido do continente Africano. T’Challa se questiona, durante todo seu arco, sobre a abertura do país ao resto do Planeta. De um lado, a tradição de Wakanda em não se revelar e proteger “custe o que custar” seu povo. Do outro, o pensamento do herói sobre um planeta unido, visando a coletividade.

Por analogia, o filme nos traz a questão dos refugiados ao redor do mundo.

– Como assim?

Através de sua tecnologia, Wakanda seria capaz de ajudar nações ao redor do globo e somar de forma positiva à vida de milhares de pessoas. Mas, para isso, deve abdicar de suas tradições e abrir suas fronteiras, descentralizando seu poderio tecnológico e abrindo espaço para “pragas” do mundo exterior. Ao trazer a ideia para fora das telas, é a atual batalha travada entre os países “desenvolvidos” e seus refugiados. Afinal, um bom líder deve pensar única e exclusivamente em seu povo ou entender o planeta como um único bloco?

Erik Killmonger X Pantera Negra

pantera-negra-salva-casal

LEIA MAIS: 5 dicas para encontrar o melhor lugar no cinema

LEIA MAIS: 223 códigos secretos Netflix que você precisa conhecer!

Outro ponto positivo do filme é seu anti-herói, estrelado pelo ator Michael B. Jordan, que da vida ao “badass” Erik Killmonger, que seria a personificação do lado negativo do isolamento de Wakanda, mas essa informação só vendo o filme para entender. Há muito tempo a Marvel não nos apresenta um vilão tão bom. Talvez desde Loki em Vingadores, além do casting perfeito, temos um arco bem trabalhado que nos faz entender a lógica do personagem e se importar com ela.

Você achou que eu não ia falar da Shuri? — Achou errado caro leitor.

Na humilde opinião deste que vos escreve, Pantera Negra tem o melhor elenco de apoio de todos os filmes da Marvel. Dando destaque para atriz Letitia Wright, que nos apresenta Shuri, irmã mais nova do Rei T’Challa e a cabeça pensante por traz de todo o aparato tecnológico do Pantera Negra. Outro destaque vai para Okoye, interpretada pela atriz Danai Gurira, nossa eterna Michonne de TWD, que é a líder das Dora Milajes, a guarda real de Wakanda.

pantera negra - salva casal

Com um elenco formado quase em sua totalidade por atores negros, Pantera Negra é um filme sobre diversidade e representatividade. Sem perder o tom de leveza do Universo Cinematográfico da Marvel, que superou as expectativas dos produtores que já pensam nas próximas apostas. Quem sabe num futuro não tão distante não encontremos a Ms. Marvel Muçulmana?

Confira o trailler – Pantera Negra:

Compartilhe esse post: