Os 5 pilares do Relacionamento Feliz!

Se alguém pedir para você descrever um relacionamento feliz, provavelmente as palavras usadas serão: respeito, companheirismo, amor e confiança. Como diria Carlos Drummond de Andrade: “O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar”. Ou seja, a grande verdade é que sem a Paixão, não há o amor, sem o amor não há confiança e sem confiança, definitivamente, não se há um relacionamento feliz.

Atualmente, é muito comum ouvir, ver e até mesmo ler sobre relacionamentos tóxicos, relacionamentos infelizes e relacionamentos de fachada. E, o mais triste, é perceber que aquele casal não imaginou que teria esse tipo de relacionamento. Ninguém imagina desencadear um relacionamento frustado e tóxico com alguém que ama. Por isso, listamos os 5 verdadeiros pilares do relacionamento feliz para que seu relacionamento prospere e seja sempre saudável para ambos.

Leia também: 6 jogos da sedução para animar seu relacionamento
Leia também: Não case com uma pessoa que tem estes 8 hábitos!

Os pilares do relacionamento feliz

relacionamento feliz

Foto: Franciele Cunha

1- Assuma a responsabilidade pelo seu estado emocional

É comum em um relacionamento as pessoas acharem que a própria felicidade depende do outro e colocar toda expectativa em cima disso. Só que a grande verdade é que a própria felicidade depende apenas de cada um. A sua felicidade é sua responsabilidade! Não jogue no seu amor essa responsabilidade, pois isso pode se tornar uma bola de neve. É essencial que o amor pelo outro seja baseado em um sólido amor próprio e em uma autoestima equilibrada para que um não acabe dependendo demais do outro.

2- Confiança é a chave de um relacionamento

Não podemos falar sobre relacionamento feliz sem tocar nessa palavrinha que descreve tanta coisa: confiança. Geralmente, as pessoas associam confiança com fidelidade, mas em um relacionamento feliz a confiança vai muito além de traição. É importante criar um ambiente onde o casal possa expor suas vulnerabilidades e, ainda assim, se sentir protegido e seguro. Quando você sentir insegurança, pare um pouco e pense: se seu parceiro te ama e você o ama, qual o motivo do medo? Confie!

3- O poder da comunicação

Uma das primeiras coisas que o ser humano aprende é a habilidade de se comunicar. Inclusive, seja por meio de gestos, palavras ou até mesmo pelo olhar, a comunicação é o grande segredo da sintonia da vida. E, obviamente, em um relacionamento feliz a comunicação é fator decisivo para manter o equilíbrio na vida a dois.

Parece fácil, mas o ato de saber se comunicar com clareza é um grande desafio. A boa comunicação implica não só em expor seu ponto de vista de forma clara como também o porquê de cada ação. E não adianta só uma parte saber se comunicar, ambos precisam conversar sobre seus sentimentos, ideais e expectativas. Um relacionamento feliz é feito com o alinhamento das coisas boas e ruins na relação e o único caminho para o equilíbrio é com a comunicação. Sabemos que não é fácil, por isso listamos 60 perguntas estratégicas para você alinhar seu relacionamento (clica aqui para baixar).

relacionamento feliz

Leia também: Tatuagens para casal: 50 ideias para eternizar seu amor
Leia também: 40 frases de amor para apaixonados!

4- Somente a verdade

Não existe nada pior do que descobrir uma mentira dentro do próprio relacionamento. Uma única mentirinha consegue pôr em risco toda a construção de anos do ambiente familiar e, dependendo da situação, é difícil superar o trauma da falta de verdade. Dessa forma, sempre escolha o caminho da verdade para guiar o seu relacionamento. Às vezes, você pode acabar usar o pretexto de não magoar o parceiro e vai tentar manter um segredo (mentindo ou omitindo), porém o resultado será o oposto. Esse comportamento causará ainda mais mágoas. Por mais difícil que seja, fale a verdade e seja honesto.

5- Controle o que está ao seu alcance

Acredite, você não precisa ter o controle de tudo o tempo inteiro. Além disso, o sentimento de posse é o grande responsável por ciúmes excessivos, brigas constantes e afastamento do casal. Não queira mudar, controlar ou manipular seu parceiro. Pelo contrário, concentre sua energia no que está ao seu alcance, nos seus atos, nas suas escolhas e são justamente essas boas escolhas que vão garantir que seu amor fique cada vez mais apaixonado.

Gostou? Esses são os 5 verdadeiros pilares do relacionamento feliz.

Compartilhe esse post: